Arquivo do blog

Facebook - Blog

Facebook - Agência

Twitter

@ZipaoAventura 2013. Tecnologia do Blogger.

Marcadores

América do Sul (3) Argentina (2) Cachoeira (7) Camping (3) Camping Selvagem (4) Catarata (2) caverna (2) cidades (18) Dica (6) esporte de aventura (3) Feriado (7) Férias (11) festas (6) hostel (1) interior (7) MG (5) montanha (6) Paraguai (1) Paranapiacaba (3) Parque (11) PR (4) Praia (4) rafting (1) Rapel (2) rio (1) RJ (7) RMSP (9) RS (5) serra (7) SP (20) Top10 (2) Travessia (2) trilha (14) Trilha noturna (4) urbano (6) Usina (1) Viagem (8)

Seguidores

Exposição Franciscana de Presépios

Bate o sino, sino pequenino, sino de Belém....

É com este clima de natal que venho num texto de última ora pra todos aproveitarem antes que acabe essa exclusividade da época de festas de fim de ano que é a Exposição Franciscana de Presépios.

Realizada no Claustro do Convento de São Francisco de Assis, uma das ordens religiosas mais antigas da cidade de São Paulo é muito digna de passagem, além de ser uma coleção das mais belas que eu já vai. Olha que não sou muito fã dessas coisas de natal.

Esta exposição está em sua 24ª edição e conta com várias montagens da cena com origem variada, entre peças de vários países (como o Quênia) e estados brasileiros (Piauí, por exemplo).

Não podemos deixa de falar também da variedade de materiais utilizados que vão dos mais comuns, como madeira e papel, até alguns modelos feitos de materiais um tanto que incomuns como peças de PLAYMOBIL (sim, PLAYMOBIL mesmo) ou um ovo de avestruz.

 Essa visita chega até ser uma viagem no mundo dos sentidos pois todo o ambiente criado aguça os sentidos. A visão com a iluminação dos presépios que se tornam verdadeiras obras de arte. A audição com a música, hora franciscana, hora natalina, que eleva a experiência a um estado zen pelo ambiente criado.


O tato, paladar e olfato com uma das situações mais criativas que já vai, ou melhor, senti. No chão tem muitas (muitas mesmo) porções de cravo e canela, o que realmente nos dá uma maior sensação de aproximação com a encenação do presépio. Tem tanta especiaria que você chega a sentir as flores de cravo enquanto anda e o aroma é tão intenso que você acaba sentindo o gosto.
DICA: Pra quem não curte essas especiarias não é uma boa pedida. É realmente intenso os aromas.


Nas palavras do próprio Frei Roger, que nos acompanhou na visita "Tudo foi pensado na simplicidade" e realmente está muito bem representado, pois apesar de tudo estar realmente simples, não perdeu o requinte e a beleza de tudo, só valorizou ainda mais o ambiente e a exposição.
A coleção de presépios franciscano pode não ser a maior do mundo, mas com toda a certeza é uma das mais belas visitas que já fiz e que deixo altamente recomendado pra todo mundo.

Mas como visitar a exposição? O Claustro do Mosteiro fica no Largo São Francisco, ao lado da Faculdade de Direito da USP. Abaixo as informações:

24ª Exposição Franciscana de Presépios
De 6 a 29 de dezembro de 2013

Horário de visitação
segunda a sexta: 9h às 17h
sábados: 9h às 15h
domingos: 9h às 12h
*dias 24 e 25 não haverá exposição

Claustro do Convento de São Francisco de Assis
Largo São Francisco, 133 - Sé - São Paulo - SP
tel: (11) 3291-2400

Aproveitem pra visitar enquanto está aberto, pois se você perder, só no ano que vem...

Até o próximo post pessoal!!!




0 comentários: