Arquivo do blog

Facebook - Blog

Facebook - Agência

Twitter

@ZipaoAventura 2013. Tecnologia do Blogger.

Marcadores

América do Sul (3) Argentina (2) Cachoeira (7) Camping (3) Camping Selvagem (4) Catarata (2) caverna (2) cidades (18) Dica (6) esporte de aventura (3) Feriado (7) Férias (11) festas (6) hostel (1) interior (7) MG (5) montanha (6) Paraguai (1) Paranapiacaba (3) Parque (11) PR (4) Praia (4) rafting (1) Rapel (2) rio (1) RJ (7) RMSP (9) RS (5) serra (7) SP (20) Top10 (2) Travessia (2) trilha (14) Trilha noturna (4) urbano (6) Usina (1) Viagem (8)

Seguidores

Caminhada Noturna pelo Centro de São Paulo

Hoje é um novo dia!

Apesar de todo o clima de festas que rondam as cidades, famílias e até mesmo no nosso ambiente de trabalho  não podemos esquecer que também precisamos sair para respirar um pouco de ar limpo nessa cidade... Eu disse ar limpo? Tá, isso é difícil quando se trata do centro de São Paulo mas nem sempre precisa ser apenas o ar, pode ser também as ruas e avenidas, largos e praças, monumentos e prédios históricos. Tem muita coisa que pode ser limpa e quando passamos, nem notamos!

Quando se trata desta cidade, se pensa apenas em multidão, aperta-aperta, correria, pausa para o café, filas, congestionamento batendo recorde dia-a-dia, e simplesmente se esquecemos de parar e desviar o olhar apenas por um segundo e reparar o que está acontecendo.
Quantos leitores já foram andar como turista no centro histórico? E ainda mais a noite? Salvo alguns malucos existentes, tipo eu, poucos se arriscaria nesse tipo de roteiro, mas sempre tem uma galera que faz isso e de forma organizada, tranquila e segura: o pessoal da Caminhada Noturna.

Toda quinta-feira, saindo da frente do Teatro Municipal às 20h, esse grupo sai para dar uma volta turística no centro desta cidade e sempre com alguma programação especial para quem se dispor a andar junto e ainda por cima de graça!

Tudo bem que é um certo incômodo ser bem num dia de semana e com um a duração média de 2h, mas vamos refletir na questão de quando temos tempo pra andar pela cidade e conhecer um pouco mais de suas glórias do passado, problemas da atualidade e soluções para o futuro? Eu sempre penso que nessa cidade só fica em casa quem quer, e só não aproveita quem está acomodado e não quer se mexer.

Eu já ouvi falar do projeto há um certo tempo, mas nunca tive uma folga para poder ir (hora aula, viagem, trabalho) e finalmente consegui uma chance para conhecer esse pessoal. Eles são bem receptivos, e fazer tudo acontecer de forma natural e envolvente com os roteiros sempre programados e que sempre são apresentados de forma bem descontraída e que sempre prende a atenção do grupo.

Como não poderia faltar, o grupo é acompanhado sempre por um guia devidamente credenciado, o Laércio, e que dependendo do tema da caminhada sempre trás um convidado especializado que pode falar sobre o assunto com muito mais propriedade.

A caminhada que fui teve como tema a "Declaração Universal dos Direitos Humanos" e foi abordada de uma forma bem lúdica e participativa, além de ter a oportunidade de se conhecer de outro ponto de vista alguns atrativos, como o interior da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco.

Se você ficou com vontade de conhecer esse projeto, venha também, afinal o que é oferecido de graça também pode ter uma qualidade incrível e que pode mudar a nossa visão sobre alguns aspectos sociopolíticos dessa cidade que pode não ser conhecida como "Cidade Maravilhosa" mas que sempre recebe a todos de braços abertos.

Para informações sobre a Caminha Noturna acesse o site com toda a programação do mês:
Espero que todos aproveitem e também compareçam!

Até uma próxima!

0 comentários: