Arquivo do blog

Facebook - Blog

Facebook - Agência

Twitter

@ZipaoAventura 2013. Tecnologia do Blogger.

Marcadores

América do Sul (3) Argentina (2) Cachoeira (7) Camping (3) Camping Selvagem (4) Catarata (2) caverna (2) cidades (18) Dica (6) esporte de aventura (3) Feriado (7) Férias (11) festas (6) hostel (1) interior (7) MG (5) montanha (6) Paraguai (1) Paranapiacaba (3) Parque (11) PR (4) Praia (4) rafting (1) Rapel (2) rio (1) RJ (7) RMSP (9) RS (5) serra (7) SP (20) Top10 (2) Travessia (2) trilha (14) Trilha noturna (4) urbano (6) Usina (1) Viagem (8)

Seguidores

Responsabilidade com o meio ambiente: LIXO

Bom dia minha gente,

Cada vez mais venho percebendo que durante as trips realizadas todos os grupos que eu participo fazem um "pente fino" onde vamos acampar ou estamos apenas de passagem quando se fala do maior problema social pra quem utilizado dos meios naturais como objeto de lazer: LIXO.

É importe que todos os trilheiros, aventureiros, montanhistas, campistas e demais definições para os amantes da natureza ajudem a preservar o local nem que seja da forma mais simples como recolher o lixo deixado por outros, a até mesmo grandes campanhas para a preservação ambiental e o minimo impacto.

Não somos os únicos que utilizam um determinado espaço, mas também faz parte de nossa responsabilidade manter um ambiente limpo para evitar vetores e animais que podem comprometer todo nosso dia.


 Exemplo: Você vai acampar num local próximo a algum remanescente florestal onde o contato com a natureza é bem próximo e a noite você vai cozinhar gerando algum resíduo (mesmo que seja mínimo) e o que fazer com ele? Eu sei que fica complicado entrar em acordo sobre este problema, mas eu sugiro que por segurança, seja escolhido um local que será o "lixo coletivo provisório" até a hora da partida e que este seja a uma distância segura de todas as barracas, afim de evitar que a presença de vetores como roedores e moscas, e outros animais como cobras, aranhas e outros possam comprometer o pouco conforto que já temos no local.

Por isso é bom seguir alguns preceitos bem básicos, entre eles o de recolher o lixo e deixado por nós e levar para algum local próprio para o descarte afim de manter o ambiente saudável para que outros venham e também possam aproveitar as belezas naturais. E também o de recolher o lixo deixado por pessoas irresponsáveis (porquinhos) para justamente evitar esses animais e também como responsabilidade com o meio.

Muitos podem achar que sou burro por recolher o lixo que outros deixaram no caminho, mas eu não vou querer ficar num lugar sujo e que pode afetar diretamente minha saúde, por isso prefiro mil vezes fazer este ato do que ter que ficar dividindo a área de camping com a sujeira.

E aproveitando essa pegada, deixo como sugestão o site do Pega Leve como leitura sobre outras dicas (que podemos aplicar como regra) para o mínimo impacto em ambientes naturais.

Os 8 princípios Pega Leve!:
  • Planejamento é fundamental
  • Você é responsável por sua segurança
  • Cuide dos locais de sua aventura
  • Deixe cada coisa em seu lugar
  • Evite fazer fogueiras
  • Respeite os animais e as plantas
  • Seja cortês com os outros visitantes e com a população local
(Fonte: www.pegaleve.org.br)

E como não posso deixar de dizer, nada melhor que dar o exemplo para poder cobrar.

Desde pequeno meus pais sempre me ensinaram que lugar de lixo é no lixo e que se não tem lixeira próxima guarde o lixo com você até chegar perto de uma. Quando faço algum passeio ou trilha com meus amigos que não tem esse costume eu sempre oriento para não fazer isso e pelo menos quando estão comigo não fazem mais isso.

Na trilha que fiz na Pedra Grande de Atibaia, estava com alguns amigos e quando chegamos ao cume tinha uma certa quantidade de lixo no local, comecei a juntar o lixo para poder dar uma destinação correta e assim fazer minha parte.

Fico contente em saber que pelo menos não sou o único que tenho esse tipo de atitude.... será muito bom se todos nós aderirmos também a esse estilo de vida.

Se você também quer um ambiente saudável e sempre verde, ajude também a divulgar esta corrente de princípios que sempre são bem vindos a todos nós!!!

Grande Abraço a todos!!!