Arquivo do blog

Facebook - Blog

Facebook - Agência

Twitter

@ZipaoAventura 2013. Tecnologia do Blogger.

Marcadores

América do Sul (3) Argentina (2) Cachoeira (7) Camping (3) Camping Selvagem (4) Catarata (2) caverna (2) cidades (18) Dica (6) esporte de aventura (3) Feriado (7) Férias (11) festas (6) hostel (1) interior (7) MG (5) montanha (6) Paraguai (1) Paranapiacaba (3) Parque (11) PR (4) Praia (4) rafting (1) Rapel (2) rio (1) RJ (7) RMSP (9) RS (5) serra (7) SP (20) Top10 (2) Travessia (2) trilha (14) Trilha noturna (4) urbano (6) Usina (1) Viagem (8)

Seguidores

Serra Gaúcha - São Francisco de Paula e Nova Petrópolis

Bom dia seres vivos! 

E mais uma viagem através do Rio Grande do Sul, vim parar nessas duas cidades bem distintas: São Francisco de Paula e Nova Petrópolis. Visitei cada uma em um dia, mas vale essa dobradinha neste post. Espero que aproveitem! 

SÃO FRANCISCO DE PAULA

Meu maior interesse em conhecer essa cidade é por um motivo familiar, já que minha vó nasceu nesta cidade e sempre ouvi falar, eu tinha que vir conhecer.


É uma cidade pequena e pouco desenvolvida quando se fala de centro urbano, já que sua maior parte é de zona rural nos chamados campos de altitude na serra o que dá um grande contraste com o verde de outras cidades próximas como Gramado e Canela. Parece que você mudou de região e está nos pampas.

Mas afinal de contas, o que tem pra ver de bom nessa cidade? A resposta é simples: história. Durante a Revolução Farroupilha foi nessa parte da serra que se desenvolveu grande parte das batalhas. Foi aqui que teve início a uma das maiores histórias folcloricas do país, o negrinho do pastoreio. É aqui que se teve início o tradicionalismo gaúcho. Se isso não são bons motivos pra conhecer essa terra, eu não sei qual seria.


Além desses motivos, há outros como o turismo rural através das grandes propriedades pecuaristas onde se pode andar a cavalo e sentir como é a vida no campo. E também o ecoturismo e turismo de aventura onde se pode aproveitar as cachoeiras, rios e montanhas para a pratica de lazer e esporte. O que vale aqui é ter vontade de se conhecer, pois a cidade está preparada pra você!

NOVA PETRÓPOLIS

Essa já é uma cidade mais estruturada para receber os turistas que sobem a serra. Localizada na beira BR-116 tem muitas coisas pra se conhecer e o só depende de você escolher.

Pra visitar eu escolhi o Parque Aldeia do Imigrante que mostra como era as vilas de imigrantes germânicos em nossa terra. Como eles viviam e como sua cidade era organizada. Essa não é apenas uma réplica, mas sim um sítio histórico restaurado para mostrar hoje como sr vivia na época dos primeiros colonos na serra gaúcha.

Outra parte bem interessante é o próprio centro da cidade que contém várias construções coloniais e uma variedade de locais para se comer, beber e fazer compras e tem aquele preço camarada, sem enfiar a faca nos turistas. Uma boa dica pra quem quer fazer compras.

O turismo ecológico também está em alta. Eu fui até o Panelão de São Roque, próximo a divisa com Gramado, mas esse é um assunto pra outro post que estou escrevendo também.

Como toda a região da serra, aqui também tem muitos colonos italianos o que ajuda a desenvolver o turismo rural até as propriedades onde se produz vinho e queijo. Tem um gosto completamente diferente daquele que se compra na cidade. Vale a pena também reparar que em cada uma das colônias (vilas onde os imigrantes se instalavam) tem uma igreja e um cemitério, ambos Luteranos, mostrando assim que mesmo longe de sua terra natal eles conseguem manter suas tradições.

Subir a serra gaúcha como um todo é ter uma visão do passado aqui no presente. Pessoas falando em alemão e em italiano nas ruas. Sendo sempre bem recebido e com um sorriso verdadeiro no rosto. Valeu a pena ter vi.do conhecer esse pedaço da Europa aqui no Brasil.

Espero que tenham gostado deste post e não esqueçam de comentar!!!

Até mais!