Arquivo do blog

Facebook - Blog

Facebook - Agência

Twitter

@ZipaoAventura 2013. Tecnologia do Blogger.

Marcadores

América do Sul (3) Argentina (2) Cachoeira (7) Camping (3) Camping Selvagem (4) Catarata (2) caverna (2) cidades (18) Dica (6) esporte de aventura (3) Feriado (7) Férias (11) festas (6) hostel (1) interior (7) MG (5) montanha (6) Paraguai (1) Paranapiacaba (3) Parque (11) PR (4) Praia (4) rafting (1) Rapel (2) rio (1) RJ (7) RMSP (9) RS (5) serra (7) SP (20) Top10 (2) Travessia (2) trilha (14) Trilha noturna (4) urbano (6) Usina (1) Viagem (8)

Seguidores

Festa do Marmelo - Delfim Moreira/MG

"Marmelada de banana
Bananada de goiaba
Goiabada de Marmelo
Sítio do Pica-Pau Amarelo..."
Olá a todos meus amigos, leitores e seguidores.. 

Vim falar pra vocês de uma festa que nem eu sabia que existia até o momento é que sempre reinou na minha imaginação ou inconsciente: Festa do Marmelo.

Os mais velhos devem se lembrar da marmelada Cica que vinha numa lata redonda e que simplesmente sumiu do mercado. Conheci onde era feito esse doce e também o que aconteceu com ele para não ser mais um doce comum nos mercados de São Paulo.



Vamos ver... Acho que poucos conhecem realmente o marmelo como fruta, então segue uma descrição do que seria essa fruta:
Marmelo é o fruto do marmeleiro, o único membro do gênero Cydonia, da família das Rosáceas. No Brasil é consumido quase que exclusivamente na forma industrializada (marmelada), e os frutos são importados da Argentina e do Uruguai. O marmeleiro é originário de regiões de clima mais ameno da Ásia Menor e sudeste da Europa. É uma planta de porte médio ( entre 3 e 6 metros), com tronco tortuoso e copa arredondada; os frutos são amarelos, quando maduros, e bastante aromáticos. No Brasil o marmelo é cultivado no Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Seu nome científico é: "Cydonia Oblonga".
E depois dessa descrição sobre a fruta é hora de falar da festa em si. A festa foi realizada no mês de abril próximo ao feriado de Tiradentes (21 de abril) no pátio da antiga fábrica da Cica localizada bem próximo ao centro da pequena cidade de Delfim Moreira e esta fica na Serra da Mantiqueira próximo a cidade de Piquete e seu acesso mais fácil pra quem vem da cidade de São Paulo é pelo Vale do Parnaíba na cidade de Lorena. Pra quem já se localizou é seguindo a estrada que leva ao Pico dos Marins que inclusive já falei dele aqui no blog.


Mas voltando a festa, ela foi muito melhor do que eu esperava e tive a oportunidade de experimentar o marmelo in natura de duas variações (asiática e européia) além de ter uma exposição sobre o cultivo e processo de fabricação do marmelo. 

Tive a oportunidade de ir no primeiro dia da festa e pela cidade houve um desfile de uma comitiva de burros e mulas lembrando as tradições de transporte do marmelo antes da criação da estrada de ferro e do transporte sobre rodas e eles entraram na abertura oficial da festa me lembrando a Entrada do Palmito na Festa do Divino de Mogi das Cruzes.

Dança de Fitas

Logo após a entrada da comitiva houve apresentação de danças folclóricas pelos alunos da cidade. Houve apresentação de carimbó, dança de fitas e maculelê. Foi muito boa a apresentação e uma opção de resgate da cultura local. Teve também a apresentação de grupos de música local.

Maculelê

Sobre alimentação deixou a desejar, pois receitas com marmelo teve apenas marmelada e sopa de marmelo (uma sopa doce e bem gostosa por sinal). Havia muito mais receitas com truta e pinhão do que com o próprio marmelo. Mas em uma conversa com o vice-prefeito da cidade eles tem a intenção de criar um concurso gastronômico nos mesmos moldes do que existe na Rota do Cambuci no estado de São Paulo.

Carimbó

E para ilustrar ainda mais essa festa, segue uma reportagem que fizeram na festa: (eu apareço no vídeo)



O que me intrigou demais foi não ter nenhum pé de marmelo na cidade inteira e o que foi utilizado na festa veio de outras cidades. Inclusive há o projeto de resgate de produção de marmelo na cidade justamente para uma melhor realização da festa.

Sopa de Marmelo

Por hoje é só pessoal.... nos vemos em breve!!!!

0 comentários: